terça-feira, 24 de novembro de 2009

Produção de textos

Propor atividades constantes de leitura facilitará também o processo de escrita. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (2000, p. 53),

O trabalho com a leitura tem como finalidade a formação de leitores competentes e, consequentemente, a formação de escritores, pois a possibilidade de produzir textos eficazes tem sua origem na prática da leitura, espaço de construção da intertextualidade e fonte de referências modelizadoras. A leitura, por um lado, nos fornece a matéria - prima para a escrita: o que escrever. Por outro lado, contribui para constituição de modelos: como escrever.

O professor tem que ter consciência que formar um aluno efetivamente leitor, é muito mais que ensiná-lo a apenas decodificar as letras e formar palavras, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa (2000, p. 54)

Formar um leitor supõe formar alguém que compreenda o que lê; que possa aprender a ler também o que não está escrito, identificando elementos implícitos; que estabeleça relações entre o texto que lê e os outros já lidos; que saiba que vários sentidos podem ser atribuídos a um texto; que consiga justificar e validar a sua leitura a partir da localização de elementos discursivos.

Brasil.Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental, 2. ed. Rio de Janeiro,2000.

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